Pioneira entre as organizações focadas na restauração da Mata Atlântica, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida tem atuação expressiva em Santa Catarina desde 1987. Ela promoveu o plantio de mais de 8,5 milhões de árvores nativas em áreas próprieas e propriedades privadas de dezenas de municípios.
Dentre suas iniciativas de restauração, vale destacar o Projeto Araucária no entorno da Estação Ecológica Mata Preta, os Bosques de Heidelberg e o Conservador das Araucárias.
+Floresta
Projeto que visa restaurar áreas da Terra Indígena Toldo Imbú, em Abelardo Luz/SC, e sete assentamentos.
Serão plantadas mudas de espécies ameaçadas, como araucária, imbuia e xaxim. Ele foi iniciado em 2022 e tem revisão de continuar até 2030.
Jardim das Florestas
A Apremavi mantém um dos maiores viveiros do Sul do país. Fundado em 1985, ele é equipado com estufas e galpões e produz até 1 milhão de mudas por ano de mais de 200 espécies. As mudas destinam-se aos projetos da própria entidade, mas o excedente é comercializado para o público em geral.
O viveiro foi ampliado e modernizado em 2019 e adotou o sistema de produção de mudas Ellepot, utilizando embalagens de papel degradável, eliminando a necessidade de saquinhos e tubetes de plástico.
Saiba mais
- Apremavi
- Jardim das Florestas
- Youtube
- No Jardim das Florestas – publicação da Apremavi celebrando os seus primeiros 20 anos, em 2007
- Plant-for-the-Planet
- “Reflorestamento com Espécies Nativas: Estudo de Casos, Viabilidade Econômica e Benefícios Ambientais” – relatório da Coalizão Brasil/Clima Florestas e Agricultura, com apoio da WRI Brasil, elaborado por Daniel Strozzi Soares, Miguel Calmon e Marcelo Matsumoto e publicado em dezembro de 2021
- Relatório de Atividades de 2021
- “Iniciado plantio de mudas nativas em Terra Indígena de Abelardo Luz” – RBJ, 11//9/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: