Governo do Piauí

O governo estadual desenvolve algumas iniciativas voltadas para o combate à desertificação e restauração ecológica:

  • Parceria com a geradora NeoEnergia, para compensação dos impactos de construção do seu parque eólico;
  • Parceria com o Instituto de Reflorestamento Eden, para recuperação da Lagoa de Parnaguá e as bacias dos rios Fundo, Corrente e Paraim.

PRO Verde Piauí

Programa estadual lançado em novembro de 2021 que visa promover o plantio de 1 milhão de mudas de espécies nativas e frutíferas por ano, por 5 anos.

A iniciativa tem como foco a recuperação de áreas degradadas nas 13 unidades de conservação estaduais. Ela inclui quatro projetos integrados:

  • Agente Verde e Banco Verde, responsáveis pela coleta e armazenamento adequado de sementes de plantas nativas e adaptadas aos biomas;
  • Viverde, que promove a construção de viveiros para produção de mudas;
  • Verdejar, responsável pelo plantio e manutenção dessas mudas.

Em janeiro de 2022 o governo do Piauí anunciou negociação com a Enel Green Power para custear os recursos necessários ao primeiro ano, via medida de compensação ambiental.

Em 2024, o programa promoveu a distribuição de 1 milhão de mudas nativas e frutíferas e a meta até o fim do ano era chegar a 1,5 milhão de mudas.

Os municípios, associações e assentamentos interessados na doação das mudas, devem formalizar por meio de ofício junto ao protocolo da Semarh (protocolo@semarh.pi.gov.br e 86 99469877).

Agroflorestas

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vem promovendo a implantação de sistemas agroflorestais, sobretudo em áreas degradadas e propensas à seca e à desertificação.

Esse sistema combina espécies nativas da Caatinga (como umbu, juazeiro e mandacaru) com cultivos agrícolas (feijão, milho, mandioca) e criação de animais (caprinos, ovinos). 

Governo do Piauí, março de 2025