Unidade de conservação municipal que deverá ser inaugurada em março de 2024, como resultado da mobilização de moradores do bairro de Botafogo e arredores, no Rio de Janeiro. Ela reúne uma das últimas manchas de mata nativa da cidade e o grupo quer transformá-la num corredor florestal, inclusive com novos plantios de espécies nativas. Em março de 2023 o grupo promoveu um mutirão de plantio de mudas doadas pela Cedae.
O movimento comunitário reúne o coletivo Amigos da Praça Radial Sul, o Instituto Ecoflora e a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB).
Para os moradores, um dos objetivos do plantio coletivo é dar continuidade ao trabalho de reflorestamento e preservar a biblioteca comunitária iniciada pelo vendedor de flores Seu Chagas, que faleceu no mês passado. “A praça não tinha plantas, não tinha gente e era perigosa. Seu Chagas foi um dos primeiros a ocupá-la e fazer a diferença. A biblioteca surgiu com o objetivo de trazer natureza, cultura, segurança e alegria. Antes eu não trazia meus filhos pequenos para cá e agora ela se tornou o principal local deles brincarem”, disse Silvana [Câmara, representante do coletivo].
O Dia, março de 2023
No início de 2024 a Prefeitura do Rio demonstrou no local como pretende usar drones para promover a semeadura aérea.
Saiba mais
- Facebook – Amigos da Praça Radial Sul
- “Moradores de Botafogo se mobilizam para plantar e recuperar parque com mata nativa” – O Dia, 12/3/2023
- “Com vista para o Pão de Açúcar e o Cristo, Parque do Maciço da Preguiça, em Botafogo, será inaugurado oficialmente em até três meses”– Priscilla Litwak, O Globo, 18/11/2023
- “Prefeitura usa drones em ação de replantio de mata nativa” – Correio da Manhã, 8/1/2024
Localização: