Meu Pé de Árvore

A startup, criada em 2021, desenvolveu um aplicativo para rastrear sementes e outros bioinsumos coletados por comunidades tradicionais.

A plataforma, chamada “Minhas Matrizes”, está em fase de testes neste momento, funcionando apenas na Amazônia, com extração e venda de sementes, óleos, frutos e outros produtos da biodiversidade coletados em três terras indígenas – Juma, Parintintim e Tenharim. As comunidades receberam capacitação para uso do aplicativo no extrativismo sustentável, registrando as árvores nativas de maior potencial para a bioeconomia e a sua localização.

Terra, agosto de 2024

A Meu Pé de Água nasceu na incubadora de negócios do Hub de Inovação em Florestas da Ecoporé, tradicional ONG de Rondônia. A empresa é apoiada pelo programa Inova Amazônia, do Sebrae de fomento à bioeconomia e foi uma das selecionadas no programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, em 2021.

Até o fim de 2023 ela contabilizava 20 mil árvores plantadas, mas a sua meta é mais ambiciosa: plantar 207 milhões de árvores em Rondônia.