Projeto de manejo e recuperação de remanescentes de Floresta Ombrófila Mista proposto pela professora Ana Paula Rovedder, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aprovado pelo Ibama em 2012 e iniciado naquele mesmo ano.
Trata-se de um desdobramento de acordo assinado com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco e a Associação dos Fumicultores do Rio Grande do Sul, em agosto de 2011, prevendo ações para recuperação e conservação do Maciço Segredo.
Em 2010 e 2011, o Ibama/RS autuou desmatamentos ilegais na Mata Atlântica da região, que se destinavam à implantação de lavouras de fumo.
O projeto previa a elaboração de plano de conservação de área de 150 ha, além da recuperação dos danos ambientais causados por desmatamento em zona de Mata Atlântica. Na região piloto do maciço, serão utilizadas espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista em sistemas agroflorestais e em enriquecimento de capoeira em linhas e por nucleação. A pesquisa prevê a interação com as florestas nativas e o resgate do potencial de uso das espécies, por meio da produção de madeira, recuperação de ecossistemas e prestação de serviços ambientais.
Entre as metas da iniciativa, estavam a viabilização de sistemas agroflorestais para a região, o uso de espécies nativas, a análise do desempenho das técnicas testadas como forma de mitigar impactos e a geração de tecnologias e retorno da fauna para a área recuperada.
Saiba mais
- Projeto inovador em restauração florestal” – Sinditabaco, 4/9/2012
- Sinditabaco News – outubro, novembro e dezembro de 2012
- “Ibama, AGU e produtores de fumo assinam Termo de Compromisso para monitoramento de plantações de tabaco e proteção ambiental no RS” – Jus Brasil, 2012
Localização: