Legado Verdes do Cerrado

Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável, implantada em 2018 pela Companhia Brasileira do Alumínio, manejada pela Reservas Votorantim.

Seu Centro de Biodiversidade testa um modelo de desenvolve um sistema integrado lavoura, pasto, floresta.

A pesquisa inclui a conversão de 6 hectares de eucaliptos por uma lavoura de limão, banana, goiaba e mandioca em consórcio com cajuzinho-do-cerrado e baru.

Neste aspecto, a supervisora [socioambiental, Fabiana Pureza de Almeida,] explica que o sistema agroflorestal requer técnicas específicas para propiciar a capacidade regenerativa da área. O manejo na agrofloresta envolve a capina seletiva manual, para controle de mato competição por gramíneas, herbáceas e trepadeiras; e a capina mecanizada com corte de gramínea plantada entre as linhas de produção de massa verde, de modo a propiciar maior disponibilidade de nutrientes no solo.

Além disso, o material resultante da poda de árvores e arbustos – feita de modo manual e mecanizado – é distribuído no solo para suprir a demanda de nutrientes. Na área é feito o controle biológico de pragas, evitando-se produtos químicos como inseticidas e herbicidas. Outro diferencial do sistema agroflorestal está na irrigação, usada somente em casos extremos no período da seca com auxílio de caminhão pipa.

A unidade mantém um viveiro com capacidade de produzir 200 mil mudas de 50 espécies nativas do Cerrado para paisagismo e recuperação ambiental. Parte dessa produção é destinada a apoiar uma iniciativa de arborização com espécies nativas da Prefeitura de Vazante, o projeto Vazante Verde.

Ela também mantém um dos maiores bancos de sementes do Cerrado, com 1,9 milhão de amostras de mais de 80 espécies.

Saiba mais

Localização:

BR-414 - Niquelândia/GO

Telefone:

(62) 3354-6097

E-mail:

contato@legadoverdesdocerrado.com.br

Espécies com que trabalha:

aroeira, angico, baru, cajuzinho-do-cerrado, canela-de-ema, guariroba, ipê, pequi, pitomba