A entidade, fundada em 1994 para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais, desenvolve vários projetos de coleta de sementes e restauração florestal. Eles geralmente envolvem comunidades indígenas e quilombolas, atores com os quais o ISA trabalha de perto.
Dentre os seus projetos associados à restauração, merecem menção:
- a campanha Cílios do Ribeira, no Vale do Ribeira, São Paulo;
- o projeto Muvuca no Vale do Paraíba;
- o projeto Produção de Sementes Nativas e Restauração Ecológica, que visa promover a restauração em comunidades indígenas, via capacitação para a coleta de sementes e o plantio via muvuca. Em 2024 ele está sendo desenvolvido em Roraima.
- a assessoria prestada a proprietários de terras em vários estados, sobretudo na região do Xingu.
O Instituto Socioambiental (ISA) fornece assessoria para mais 30 plantios no Mato Grosso, Pará e São Paulo, entre fazendas, assentamentos, terras indígenas e unidades de conservação. Ao todo, já foram 4 mil hectares convertidos em floresta. Desde 2006, quando esse trabalho começou, foram muitos aprendizados. Cada proprietário rural tem o seu tempo para compreender a restauração ecológica e seus benefícios, que vão além do cumprimento da legislação ambiental. Quanto mais engajados os atores da restauração, melhores são os resultados alcançados.
ISA, janeiro de 2023
O ISA também está no centro de duas redes importantes: a Rede de Sementes do Vale do Ribeira, que engaja comunidades quilombolas, e a Associação Rede de Sementes do Xingu, formada por coletores indígenas.
Saiba mais
- Instituto Socioambiental
- Youtube
- “Restauração faz crescer floresta onde antes era pasto e soja” – artigo de Clara Roman para o Instituto Socioambiental, 30/1/2023
Localização: