O IFRN desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.
Projeto Replantar
Pesquisadores e estudantes do Campus Natal – Central desenvolvem o Projeto Replantar de extensão, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) que está implantando um viveiro na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Ele vai produzir mudas nativas, frutíferas e ornamentais.
Arboriza Natal
Iniciativa desenvolvida pelo Campus Natal – Central em parceria com a Câmara Municipal e que produz e distribuiu mudas nativas e promove mutirões de plantio. Em 2024 foram doadas 1.135 mudas e promovidos 43 mutirões.
Remoção da algaroba
Estudantes da Unidade Agrícola Escola conduziram, em 2016, uma ação de recuperação de áreas onde predominava a algaroba (Prosopis juliflora), uma exótica invasiva e muito agressiva. Durante o período chuvoso, eles promoveram o plantio de cerca de mil mudas nativas produzidas pelos próprios alunos no viveiro da instituição.
O objetivo da ação foi mostrar a diversidade e o convívio dessas espécies com o manejo agropecuário transformando esta área em um sistema agrosilvopastoril.
Viveiro
O Campus de Pau dos Ferros implantou em 2024 um viveiro em parceria com a Prefeitura local para produção de mudas frutíferas, nativas, medicinais e ornamentais.
Os pesquisadores envolvidos desenvolvem os projetos Catingueiros Guardiões: Missão Arboriza, que promove arborização e reflorestamento, produção e distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas e ações educativas.
Saiba mais
- Instagram – Arboriza Natal
- “Unidade Agrícola-Escola faz reintrodução de espécies nativas da Caatinga” – IFRN, 21/1/2016
- “Inauguração do Viveiro de Mudas fortalece parceria entre IFRN e Prefeitura” – IFRN, 5/7/2024
- “Projeto de extensão do Campus contribui para a preservação do bioma Caatinga” – IFRN, 28/2/2025
- “Projeto Replantar inaugura viveiro de mudas e ressignifica o tempo na Penitenciária de Alcaçuz” – IFRN, 17/4/2025
Localização:
Espécies com que trabalha: