O IPAM é uma organização científica, não governamental, que trabalha desde 1995 pelo desenvolvimento sustentável na Amazônia. Muitas de suas iniciativas são dedicadas à restauração florestal produtiva e à capacitação de produtores rurais. Dentre elas:
- Sistemas Agroflorestais em Tomé-Açu;
- Carbon Free Amazônia, projeto em parceria com a Iniciativa Verde de recuperação de áreas de preservação permanente com sistemas agroflorestais, nos municípios de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio. Iniciado em 2017, ele capacitou cerca de 120 pessoas e recuperou 37 hectares via plantio de 30 mil mudas;
- Paisagens Sustentáveis e Inteligentes para o Clima, parceria da Plataforma Produzindo Certo e Proforest, entidade que apoia a agricultura sustentável em nível internacional. Ele está fomentando a implantação de sistemas agroflorestais em 100 propriedades do Mato Grosso.
A entidade também mantém uma base científica na Fazenda Tanguro, do Grupo Amaggi, em Querência, no Mato Grosso. Ali o IPAM testa diferentes modelos de restauração florestal.
[…] plantio de sementes nativas; cultivo de mudas; regeneração natural sem intervir na mata; e transposição de folhas para cobrir o solo e recuperar áreas degradadas, por exemplo. Também são formadas “ilhas de vegetação”, onde os esforços de plantio se concentram em um ponto central, para se obter uma resposta mais rápida, com posterior aumento por meio de dispersão de sementes. Por fim, em outra parcela foram instalados “poleiros” de madeira para facilitar o pouso de aves que comem os frutos e espalham as sementes.
Página 22 – junho de 2016
Saiba mais
- IPAM
- Relatório de Atividades 2019-2020
- “Virada de Jogo” – Sérgio Adeodato, Página 22, 3/6/2016
- “Projeto de restauração produtiva capacita agricultores familiares” – IPAM, 28/7/2021
- “Projeto no Pará visa restaurar 65 hectares de florestas com SAFs” – IPAM, 2/6/2021
- “Projeto ajuda produtores de Mato Grosso a reflorestar áreas rurais” – Olmir Cividini e Viviane Petroli, Canal Rural, 3/7/2024
Localização:
Telefone: