Projeto do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) de restauração de 72 hectares de áreas de preservação permanente (APP) ciliares de assentamentos de reforma agrária e de reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), localizadas no sul da Bahia. As áreas propostas para restauração de matas ciliares compreendem três sítios localizados nos municípios de Camacan e Una.
A região abriga um dos mais importantes remanescentes de floresta submontana úmida da Bahia e mais de 400 espécies de aves, sendo 59 endêmicas.
Assentamento Nova Ipiranga: A área escolhida fica no entorno do ribeirão dos Mutuns e seus afluentes, município de Camacan (BA), dentro do assentamento de reforma agrária Nova Ipiranga. Da área total do assentamento (809 hectares), 83 hectares estão em APPs, dos quais 70% estão desprovidos de vegetação florestal.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita: A área selecionada também fica no município de Camacan, às margens do córrego das Pratas, na Fazenda Cascata, propriedade privada pertencente à Agroflorestal Camacan Preservação Ambiental Ltda. A Fazenda Cascata está inserida na RPPN Serra Bonita, composta de propriedades particulares que cobrem 1,8 mil hectares da Serra Bonita, que fica nos municípios de Camacan e Pau Brasil, no Corredor Central da Mata Atlântica.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Nova Angélica: Essa área fica às margens do ribeirão da Serra, no município de Una. É uma RPPN de propriedade do IESB e está inserida no Refúgio de Vida Silvestre de Una.
A gente procura sempre envolver a comunidade local em todas as etapas
Leonardo Neves, biólogo e coordenador do projeto – publicação Iniciativa BNDES Mata Atlântica
do projeto: na coleta de sementes, na produção de mudas e no plantio também. Fizemos uma oficina com vinte pessoas do assentamento, treinamos essas pessoas. Foram quatro dias de oficina e dali nós tiramos cinco viveiristas para ajudar a gente.
Um projeto de 72 hectares pode parecer pouco, mas para o sul da Bahia é muita coisa, principalmente em APPs. É você ajudando a melhorar a água, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É superimportante.
Destaques do projeto, segundo o BNDES:
- Capacitação e inclusão da comunidade dos assentados nas atividades de restauração, inclusive na gestão do viveiro responsável pelo fornecimento de mudas para o projeto.
- A RPPN Nova Angélica é propriedade vizinha à Reserva Biológica de Una, unidade de conservação integral com um dos últimos remanescentes das florestas costeiras da Bahia e principal local onde é encontrado o mico-leão-de-cara-dourada.
Saiba mais
- BNDES
- “A floresta essa grtande aliada”– Maria Fernanda Vomero, Revista Superinteressante, 31/10/2016
- Case descrito na publicação Iniciativa BNDES Mata Atlântica, de 2015
Localização: