Restauração de Matas Ciliares no Sul da Bahia

Projeto do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) de restauração de 72 hectares de áreas de preservação permanente (APP) ciliares de assentamentos de reforma agrária e de reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), localizadas no sul da Bahia. As áreas propostas para restauração de matas ciliares compreendem três sítios localizados nos municípios de Camacan e Una.

A região abriga um dos mais importantes remanescentes de floresta submontana úmida da Bahia e  mais de 400 espécies de aves, sendo 59 endêmicas. 

Assentamento Nova Ipiranga: A área escolhida fica no entorno do ribeirão dos Mutuns e seus afluentes, município de Camacan (BA), dentro do assentamento de reforma agrária Nova Ipiranga. Da área total do assentamento (809 hectares), 83 hectares estão em APPs, dos quais 70% estão desprovidos de vegetação florestal.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita: A área selecionada também fica no município de Camacan, às margens do córrego das Pratas, na Fazenda Cascata, propriedade privada pertencente à Agroflorestal Camacan Preservação Ambiental Ltda. A Fazenda Cascata está inserida na RPPN Serra Bonita, composta de propriedades particulares que cobrem 1,8 mil hectares da Serra Bonita, que fica nos municípios de Camacan e Pau Brasil, no Corredor Central da Mata Atlântica.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Nova Angélica: Essa área fica às margens do ribeirão da Serra, no município de Una. É uma RPPN de propriedade do IESB e está inserida no Refúgio de Vida Silvestre de Una.

A gente procura sempre envolver a comunidade local em todas as etapas
do projeto: na coleta de sementes, na produção de mudas e no plantio também. Fizemos uma oficina com vinte pessoas do assentamento, treinamos essas pessoas. Foram quatro dias de oficina e dali nós tiramos cinco viveiristas para ajudar a gente.
Um projeto de 72 hectares pode parecer pouco, mas para o sul da Bahia é muita coisa, principalmente em APPs. É você ajudando a melhorar a água, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É superimportante.

Leonardo Neves, biólogo e coordenador do projeto – publicação Iniciativa BNDES Mata Atlântica

Destaques do projeto, segundo o BNDES:

  • Capacitação e inclusão da comunidade dos assentados nas atividades de restauração, inclusive na gestão do viveiro responsável pelo fornecimento de mudas para o projeto.
  • A RPPN Nova Angélica é propriedade vizinha à Reserva Biológica de Una, unidade de conservação integral com um dos últimos remanescentes das florestas costeiras da Bahia e principal local onde é encontrado o mico-leão-de-cara-dourada.

Saiba mais

Localização:

Caman e Una/BA