A Prefeitura do município tocantinense desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica. Em 2025, por exemplo, a Diretoria Municipal de Meio Ambiente (DIMA) orientou a proibição do plantio do nim indiano na cidade e a sua substituição por espécies florestais nativas. Está sendo priorizada a troca de espécies em áreas mais próximas a matas nativas e a regiões de criação de abelhas.
Estudos científicos indicam que essa espécie exótica de origem asiática apresenta impactos negativos ao meio ambiente, especialmente às populações de abelhas Apis mellifera, agentes essenciais para a polinização e manutenção da biodiversidade.
Além disso, o crescimento do sistema radicular do Nim Indiano ocorre de forma proporcional à sua copa, o que pode ocasionar danos a calçadas, muros e tubulações.
Prefeitura de Gurupi, março de 2025
Viveiro
Ela administra um viveiro municipal que produz mudas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais, que podem ser doadas à população. Na primeira metade de 2021 foram doadas cerca de 10 mil mudas.
Saiba mais
- “Viveiro Municipal de Gurupi adota estratégia de agendamento para doação de mudas” – Prefeitura de Gurupi/ Portal do Amaral, 18/6/2021
- “Viveiro de Gurupi doa mudas de espécies nativas às escolas municipais” – Prefeitura de Gurupi, 22/9/2021
- “Prefeitura de Gurupi orienta população para substituição de árvores Nim Indiano por espécies nativas” – Prefeitura de Gurupi, 27/3/2025
Localização:
Telefone: