Projeto lançado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) lançado em 2019 e hoje conduzido pelo Instituto Giramundo Mutuando e o Instituto Itapoty.
Ele visa restaurar 200 hectares da Mata Atlântica em áreas de recarga do Aquífero Guarani na Cuesta de Botucatu. A universidade assinou termos de compromisso com 50 agricultores e fechou diversas parcerias com a sociedade civil e instituições públicas.
Paralelamente ao replantio de matas nativas, o Gigante Guarani trabalhará a transição ecológica na região, com a implantação de sistemas agroflorestais para geração de renda e o desenvolvimento de oficinas sobre temas da cadeia produtiva da restauração florestal, captação de recursos, elaboração de projetos e acesso a políticas públicas para agricultores, jovens da área rural e técnicos do serviço público.
A UNESP está conduzindo várias pesquisas no âmbito desta iniciativa, sobre diferentes técnicas de plantio, melhores espécies a utilizar na região e a gestão econômica da restauração de matas ciliares, dentre outras.
Saiba mais
- Gigante Guarani
- “Unesp lança projeto para restaurar 200 hectares de Mata Atlântica” – artigo no blog NeoMondo/ O Estado de S. Paulo – 1/7/2019
- Divulgação do governo paulista – 13/9/2020
- “Estudos da Unesp embasam atividades de restauração da Mata Atlântica” – divulgação do governo paulista, 18/7/2020
Localização:
Telefone:
E-mail: