O Projeto GEF Terrestre: Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal é uma iniciativa que reúne 11 governos estaduais sob coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente e cerca de US$ 32,6 milhões provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), via Global Environment Facility. Entre as ações realizadas pelo projeto estão a criação de novas unidades de conservação, ações de gestão dessas unidades criadas e recuperação de áreas degradadas.
O objetivo do projeto é promover a recuperação de 5 mil hectares de vegetação nativa, foram lançadas sete chamadas de projetos pelo GEF Terrestre entre 2019 e 2021. Estas chamadas resultaram na seleção e contratação de 25 subprojetos, que juntos tem como meta a recuperação de mais de 6.900 hectares, atingindo e superando a meta de 5 mil hectares de áreas em processo de recuperação da vegetação nativa e adotando práticas de manejo sustentáveis.
A Plateia, outubro de 2023
Dentre suas iniciativas vale destacar os projetos:
- Conservação e Recuperação da Caatinga do Monumento Natural do São Francisco
- Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras
- Recuperação de pastagens degradadas na APA do Ibirapuitã
- Semeando conhecimento na Caatinga para o fortalecimento das cadeias produtivas associadas à recuperação da biodiversidade – Fundação Araripe
O GEF Terrestre é executado por meio de unidades operativas situadas no MMA: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, unidades de conservação (UCs) e órgãos estaduais.
Saiba mais
- GEF Terrestre
- “Acordo ajudará na proteção da Caatinga, Pampa e Pantanal” – divulgação do ICMBio, 19/11/2018
- “Livramento sedia encontro de Projetos de Conservação do Bioma Pampa” – A Plateia, 21/10/2023
- “GEF Terrestre viabiliza trabalho em rede pela recuperação do Pantanal” – Funbio, 24/11/2023
Localização: