Fundação SOS Mata Atlântica

Entidade de referência na promoção de políticas públicas e conservação e restauração do bioma Mata Atlântica. Desde 2000, a ONG apoiou o plantio de 43,6 milhões mudas em várias iniciativas, em cerca de 24,7 mil hectares. No total, foram aproximadamente 1,7 mil proprietários beneficiados.

Precisamos restaurar a floresta, para proteger mananciais, o que vai garantir oferta de água nas cidades. Rios e morros desmatados facilitam enchentes e deslizamentos. A restauração ajuda na produção de comida, pois com mais biodiversidade, há mais produtividade e maior controle de pragas e doenças. A gente precisa plantar floresta para conectar os pedaços fragmentados, para a biodiversidade poder transitar pelo bioma. Com mais floresta, teríamos muito mais serviços ambientais e menos tragédias.

Entrevista com Luís Fernandes Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica, em O Globo, junho de 2023

Vale destacar algumas de suas iniciativas:

    “Nessas áreas meu avô, minha bisavó acabaram retirando essas árvores, porque tinha gado. Agora nosso foco é café e fazer essa recuperação será muito mais vantajoso, principalmente levando em consideração os clientes do café, que têm a preocupação com a sustentabilidade. Uma produção orgânica e sustentável só é possível se tiver equilíbrio no sistema e para isso é preciso ter dentro da fazenda um microclima adequado, para o qual a gente precisa de preservação da água, restauração das matas ciliares, que vão servir de abrigo para os inimigos naturais das pragas”, explica [Diogo Dias Teixeira de Macedo, proprietário da Fazenda Recreio].

    G1/ Globo, outubro de 2021
    • Floresta Peanuts – parceria com a Peanuts Worldwide, empresa que detêm os direitos sobre as histórias em quadrinho de Charlie Brown, criadas por Charles Schultz. O projeto, lançado em meados de 2021, prevê o plantio de 75 mil árvores ao longo de cinco anos.

    Centro de Experimentos Florestais

    O Centro, criado em 2008 numa propriedade cedida em comodato pela cervejaria Heineken, dedica-se à geração de conhecimento para os seus projetos de restauração, via parcerias com uma série de universidades. O local recebeu mais de 48 mil visitantes em ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação.

    Até o momento, foram plantadas 720 mil mudas de diversas espécies nativas na propriedade, abrangendo 380 hectares em restauração. Com novos visitantes: câmeras instaladas na mata já registraram a presença de veado, jacu, paca e onça-parda – essa, inclusive, uma família toda, com mãe e filhotes. É uma vitrine de como a restauração do bioma é possível e pode gerar bons resultados à qualidade de vida e à economia.Página 22, janeiro de 2024

    Viveiro

    A unidade opera no Centro de Experimentos Florestias na produção de 700 mil mudas por ano de mais de 110 espécies nativas. Já são mais de 7 milhões de mudas no total.

    Elas são distribuídas a iniciativas que a SOS desenvolve num raio de 200 quilômetros. Para iniciativas mais distantes, viveiros parceiros fornecem a muda para o plantio.

    Saiba mais

    Localização:

    Rodovia Marechal Rondon, km 118. Itu-SP

    Telefone:

    (11) 3262-4088 / (11) 4013-2551 (Centro de Experimentos Florestais)