A consultoria, originada no meio acadêmico, atua desde 2012 no desenvolvimento de projetos de restauração, educação e capacitação, em parceria com comunidades locais. Até 2023 ela operava com o nome Assobio Soluções Socioambientais. A empresa já apoiou a regeneração de mais de 1.500 hectares em pelo menos 40 municípios do Estado de São Paulo, mas anteriormente
Após semearem mais de 1,3 milhão de mudas e reflorestarem uma área total de 600 mil metros quadrados com espécies nativas, o negócio chegou ao patamar de R$ 2,3 milhões de faturamento no ano passado. A startup costuma atender concessionárias de rodovias, empresas de energia e empreiteiras — na lista estão Rodovias Tietê, CCR e Intervias. A Assobio faz o serviço de ponta a ponta, desde a pesquisa sobre a área para o plantio, usando modelagem geoestatística, até o monitoramento do plantio, feito por drones.
PEGN, agosto de 2020
Em 2022 ela passou a receber apoio da FARM, empresa do setor de moda que está promovendo restauração ecológica em várias partes do Brasil.
Até 2023 ela era conhecida pelo nome de Assobio Soluções Socioambientais.