Criado em 2008 em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), ele produz anualmente cerca de 100 mil mudas de 70 espécies da Mata Atlântica para projetos paisagísticos de compensação dos impactos associados às operações da concessionária rodoviária. Em 15 anos ele produziu mais de 1 milhão de mudas de espécies da Mata Atlântica, que foram plantadas ao longo das rodovias que administra.
A unidade também oferece programas de capacitação profissional. Em 2012 a iniciativa recebeu o prêmio do Benchmarking Ambiental Brasileiro.
Wilson [Siqueira, Técnico Ambiental da Ecovias] revela que as sementes usadas na fabricação das mudas são compradas de uma empresa certificada pelo Ministério da Fazenda. “Nós temos um rastreio da onde foi feita a coleta das sementes. Isso nos dá uma tranquilidade da entrada da matéria prima no viveiro. Sabemos que a semente é certificada e não causou impacto no meio ambiente. Nosso substrato é certificado como orgânico. Todo o resíduo do Ceagesp vai para uma empresa que processa o material e nós compramos. Ele é inerte, sem cheiro e está estabilizado, não atrai insetos”, afirma Wilson.
Outro diferencial é que a água usada para regar as mudas é captada das chuvas. A estrutura possui calhas para captação de 15 mil litros de água. Em seguida, a água vai para a ETA – Estação de Tratamento e, em seguida é utilizada no plantio. “A água que sai da ETA é potável”, afirma Wilson.
Folha do ABC, maio de 2023
Saiba mais
- Ecovias
- “Mudas de árvores da Mata Atlântica serão cultivadas em viveiro” – divulgação, 13/10/2008
- “Alunos da UME Mário de Oliveira Moreira participam de atividade no Viveiro de Mudas na Ecovias” – Prefeitura de Cubatão, 21/9/2022
- “Concessionárias mantêm viveiros de mudas para compensações ambientais da execução de obras” – ABC do ABC, 25/10/2022
- “Ecovias tem Viveiro de Mudas em São Bernardo” – Folha do ABC, 29/5/2023
Localização: