Mecanismo de busca similar ao Google que destina recursos obtidos via venda de espaço publicitário ao plantio de árvores cada vez que o usuário realiza uma pesquisa. Originária da Alemanha, a ONG patrocina projetos em vários países.
Desde 2012 no Brasil, ela fechou uma parceria com o Pacto Mata Atlântica , que visa promover a cadeia produtiva da restauração apoiando projetos executivos de plantio com potencial de ganho de escala e com um viés socioeconômicas. Neste período, ela promoveu o plantio de mais de 10 milhões de árvores em áreas de Mata Atlântica que somam quase 5 mil hectares.
Dentre as iniciativas apoiadas em campo estão a Reserva Ecológica Guapiaçu, o Instituto Espinhaço, o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), a Associação Ambientalista Copaíba, o Grupo Dispersores, a Associação Apoena e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
Em 2019 a ONG assumiu o compromisso de plantar 1 milhão de árvores adicionais no país, em resposta às políticas do presidente Jair Bolsonaro. A meta era de plantá-las ao longo de seis meses em áreas costeiras, criando corredores de Mata Atlântica.
Saiba mais
- Ecosia
- “Ecosia, o buscador verde que planta árvores no Brasil” – reportagem de Lygia Haydée na revista Exame – 31/12/2013
- “One million trees for Brazil” – divulgação da Ecosia, 15/7/2019
- “The tree-planters behind your searches in Brazil” – divulgação da Ecosia, 17/7/2019
- “Your trees in Brazil” – website da Ecosia
- “Uma empresa milionária que não distribui lucros” – artigo de Tomas Rosenfeld na Ecoa/UOL – 25/5/2021