A empresa elabora e executa projetos de restauração ecológica desde 2012 e fornece mudas e serviços de manutenção. Ela já plantou mais de 1,4 milhão de mudas, parte delas via Programa Nascentes.
Na Fazenda Carmelita, o produtor Eduardo Resstom, vizinho de Bliujus naquele município paulista, seguirá igual caminho e já começou a cortar o eucalipto em seus 32 hectares – uma tendência em toda a região. O engenheiro agrônomo Pedro Matarazzo, à frente da empresa de restauração Da Serra, responsável pelos projetos em ambas as propriedades, ressalva: “O desafio é grande, porque as espécies nativas para uso econômico, agora em destaque no mercado, não foram geneticamente selecionadas para gerar plantas mais robustas e produtivas, ao contrário das frutíferas convencionais”. […] “O tema é novo e estamos aprendendo junto com os produtores”, ressalta Matarazzo, informando que essas são as suas primeiras experiências com restauração de finalidade econômica. Todos os demais projetos de restauração executados pelo engenheiro agrônomo nas várias regiões de São Paulo, no total de 650 hectares, destinaram-se a fins prioritariamente ecológicos, efetivados via compensação de impactos de atividades empresariais, obrigatória no licenciamento ambiental. “Só não crescemos mais por falta mão de obra, atraída pela demanda aquecida das indústrias no interior, nossas principais concorrentes”, revela, reforçando o potencial da restauração na Mata Atlântica, hoje reduzida a 12,4% da original.
Página 22, maio de 2021
Atualmente, a Da Serra está indo para seu quarto plantio de muvuca, todos realizados para a Piratininga – Bandeirantes Transmissora de Energia. A maior parte dos 550 hectares com projetos em andamento pela empresa, porém, ainda são restaurados com mudas. Eles estão em 20 municípios do estado de São Paulo.
“A gente espera aumentar bem o volume de muvuca nos próximos anos”, disse a Ecoa o engenheiro agrônomo Pedro Matarazzo, um dos sócios da empresa. “O que a gente tem feito muito é agregar os dois tipos de plantio”.
Ecoa/UOL, novembro de 2022
A empresa presta serviços à Fundação SOS Mata Atlântica.
Saiba mais
- Da Serra Ambiental
- Nativas Brasil
- “O Filão das Novas Florestas” – reportagem de Sérgio Adeodato na revista Página 22 – 13/5/2021
- “Nossa homenagem e agradecimento aos viveiristas: os pais das árvores” – divulgação da Fundação SOS Mata Atlântica – 5/6/2020
- “Muvuca não é bagunça: técnica transforma reflorestamento no país” – artigo de Juliana Domingos de Lima no Ecoa/UOL, 10/10/2022
Localização:
Telefone: