Projeto criado em 2014 numa parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Biodiversitas. Ele prevê a formação de um corredor de ligação entre duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) – Mata Sossego e Feliciano Miguel Abdala – numa região essencial para a conservação do muriqui-do-norte, o maior primata das Américas, altamente ameaçado.
Estudiosos e ativistas que trabalham pela defesa da espécie propõe o fortalecimento deste corredor e também a construção de um mosaico de proteção ainda mais extenso, que seria o Corredor Ecológico Brigadeiro-Caparaó, ainda em discussão.
O comitê gestor do projeto do Corredor Sossego-Caratinga envolve o IEF, prefeituras e organizações da região. O plano prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga.
Com o apoio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), o IEF gerou diretrizes para o planejamento da restauração na unidade de conservação e identificou fontes de recursos e investimento de empresas como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Saiba mais
- “Projeto Conexão: implementando o Corredor Ecológico Sossego-Caratinga”/Biodiversitas
- “Primeiro Corredor Ecológico de Minas terá plano de preservação” – O Estado de Minas – 19/3/2015
- “Financiando a restauração: 3 projetos que atraíram recursos para recuperar florestas” – artigo de Mariana Oliveira e Julio Alves no website da WRI Brasil, 2/11/2021
- “Um corredor para o muriqui-do-norte, o maior primata das Américas” – artigo de Marcelo Baêta em O Eco, 1/9/2021
Localização: