Projeto da Embrapa Florestas de estímulo à restauração de áreas de Reserva Legal com araucárias. Em outubro de 2023 ele concluiu a sua primeira etapa com a realização da capacitação de produtores rurais e agentes multiplicadores para a implantação de 16 unidades de referência tecnológica de recuperação de Reserva Legal no Paraná e de duas coleções genéticas da espécie.
As unidades demonstrativas estão localizadas em onze propriedades rurais de agricultores familiares e em dois campos experimentais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A iniciativa tem apoio do Instituto Água e Terra. Elas receberam o plantio de 25.400 mudas.
Os produtores participantes receberam todas as mudas, adubo e uma roçadeira, para apoio no combate a plantas daninhas, e puderam escolher entre três modelos de restauração para implantar em uma área de aproximadamente 1 hectare. Caixas de abelhas nativas sem ferrão também foram distribuídas como mais uma opção de geração de renda, além da realização de treinamentos e a disponibilização de uma cartilha com orientações silviculturais para implantação e manejo inicial das unidades demonstrativas. […]
Jair Weisshaar, produtor rural da Colônia Rio Vermelho, em União da Vitória/PR, considera que “esse projeto é muito bom para nós, pequenos produtores, termos uma experiência com essas plantas nativas da região, que são muito valiosas. Estamos aprendendo muito com o projeto”. Weisshaar implantou sua unidade com araucária, erva-mate e bracatinga e já planeja o futuro: “Esperamos começar a colher a erva-mate antes, já tendo alguma renda. A araucária e a bracatinga demoram mais, mas vai ter as flores para as abelhas, para a produção de mel e certamente uma área protegida com plantas nativas”, comemora.
Embrapa, outubro de 2023
Saiba mais
- “Projeto estimula a restauração de áreas de Reserva Legal com araucárias” – Embrapa, 29/9/2023
Localização:
Espécies com que trabalham: