O Cepeam é um centro de pesquisas que atua há mais de 25 anos em educação ambiental. Ele opera numa área que já foi um lixão mas que foi restaurada com o plantio de 35 mil mudas de 70 espécies amazônicas. Ele também produz sementes nativas por ano para projetos de recuperação de áreas públicas degradadas.
O Banco de Sementes é apenas um dos projetos do Instituto Soka, associação sem fins lucrativos, que, desde 2014, gerencia o Cepeam, dentro da RPPN Dr. Daisaku Ikeda – nome do filósofo e pacifista japonês fundador da instituição. No programa Sementes da Vida, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, a ideia é de que, para cada criança que nascer nas maternidades públicas, uma árvore seja plantada. Junto com a certidão de nascimento, os pais recebem uma certidão de plantio identificando a espécie e a geolocalização, como explica Jean Dinelly Leão, gestor ambiental da reserva. […]
Mas não é só no nascimento que as crianças têm uma muda dedicada a elas. No projeto Árvore do Conhecimento, 15 creches já receberam o plantio de mais de 300 mudas. Na primeira etapa, há a visita às creches, com medições e demarcações do terreno. Em seguida, há a identificação das espécies a serem plantadas, com o envolvimento familiar. Na terceira etapa, é feito o monitoramento do cultivo, com avaliação e ajustes. Em etapa complementar, há um curso de formação para os profissionais da creche, com jogos e cartilhas.
Projeto Colabora, janeiro de 2020
O Instituto Soka também participou do desenvolvimento do aplicativo Tree Earth.
Saiba mais
- Instituto Soka Amazônia
- “Sementes amazônicas para reflorestar área urbana” – artigo de Lauro Neto no Projeto Colabora, 4/1/2020
Localização:
Telefone:
E-mail: