brCarbon

Startup de desenvolvimento de projetos geradores de crédito de carbono. Seu modelo prevê parceria com proprietários de terras no Acre e no Mato Grosso, que recebem uma porcentagem da venda dos créditos em troca de conservação ou restauração.

Em 2022, merece destaque um projeto de monitoramento e apoio na verificação de projetos de carbono de restauração florestal: no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari, no Mato Grosso do Sul e em Goiás, em parceria com a Oréades Núcleo de Geoprocessamento; e no reflorestamento da APA do Pratigi, na Mata Atlântica da Bahia, com a Organização de Conservação da Terra (OCT).

Dentro do mercado de carbono, os projetos de reflorestamento são os chamados ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation, ou Arborização, Reflorestação e Revegetação, na tradução livre). Os projetos de ARR da brCarbon possuem uma abordagem diferenciada que busca apoiar iniciativas de restauração da vegetação nativa por meio de mecanismos de incentivos econômicos e financeiros, especialmente aqueles provenientes do mercado voluntário de carbono.

“O programa permite um ganho de escala das iniciativas pelo agrupamento de projetos, pois simplifica os processos necessários para certificação do carbono, desonerando o proponente do projeto, eliminando custos e minimizando os respectivos riscos. O incentivo financeiro é realizado por hectare em função do acúmulo de biomassa e, respectivamente, do incremento nos estoques de carbono e tem como objetivo ampliar a área plantada e os impactos climáticos positivos, gerando benefícios líquidos às comunidades e à biodiversidade”, explica o CEO da brCarbon, Bruno Matta.

Jornal Dia Dia, agosto de 2023

Saiba mais

Localização:

Av. Cezira Giovanoni Moretti, 655, sala 7 - Reserva Jequitibá - Piracicaba/SP

Telefone:

(19) 3424-3583

E-mail:

contato@brcarbon.com.br