Barreiras

A Prefeitura do município baiano desenvolve algumas iniciativas voltadas à restauração ecológica.

Programa Nascentes do Oeste

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, em parceria com as associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA). Ela está promovendo a identificação, conservação e restauração de nascentes no município. Lançada em 2017, ela promoveu a recuperação de 100 nascentes até o início de 2024.

Dentre suas ações está o cercamento de áreas a proteger, a criação de aceiros, para evitar a passagem do fogo, e o plantio de mudas nativas. Também estão sendo instaladas caxambús, caixas filtrantes que evitam o assoreamento das nascentes. O programa também tem elementos de educação ambiental.

A Prefeitura de Barreiras também está promovendo a restauração de áreas no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha e na APA do Vale do Rio de Janeiro.

Viveiro

O município mantém um viveiro que produz mudas nativas a partir de sementes coletadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município tanto na área urbana quanto na rural. Elas se destinam à arborização urbana e doação à população local, que podem fazer a retirada no próprio viveiro.

Além destas espécies consideradas mais comuns, estamos implantando um berçário de mudas, que irá resgatar para a nossa região algumas em extinção como o baru, coco xixá, babaçu, araçá, jacarandá e guapeava”, anuncia o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.

Mais Oeste, setembro de 2021

Saiba mais

Localização:

Parque Engenheiro Geraldo Rocha - Barreiras/BA (viveiro)

Espécies com que trabalha:

ipê, jatobá, pata-de-vaca, buriti, oiti, açaí, baru, coco-xixá, babaçu, araçá, jacarandá, guapeava