Assentamento Liberdade

O Viveiro de Mudas Silvino Gouveia, criado em 2016, produz pelo menos 150 mil mudas destinadas à implantação de sistemas agroflorestais e recuperação de nascentes e áreas degradadas. Ele foi implantado no âmbito do Projeto Radar (Recuperando Áreas Degradadas em Assentamentos da Reforma Agrária).

Hoje, além do plantio de hortaliças para abastecer feiras agroecológicas principalmente em Governador Valadares, há o viveiro de mudas para recuperação de áreas degradadas. O projeto “Semeando Agroflorestas”, surge como proposta para reflorestar áreas de ocupação do MST, mas já começa a expandir seu atendimento para demandas particulares, o que garante autonomia do projeto e sustento para as famílias de viveiristas que lá trabalham.

Brasil de Fato, 16/5/2018

 “Queremos nos tornar autossustentáveis em relação à coleta de sementes que é minha tarefa. A ideia é reflorestar os assentamentos da região que foram muito degradados por causa do mau uso do pastoreio. Isso aqui era Mata Atlântica e foi desmatado para colocar gado. […]Queremos trabalhar com os Sistemas Agro Florestais  (SAFs) para, além de árvore, produzir alimentos. É também cuidar da fauna e da flora para tentar equilibrar ao máximo, de forma que fique o mais parecida possível com o que era antes, quando Mata Atlântica.”

O coletor André Pereira da Paixão, entrevistado pela Rede Brasil Atual, 24/10/2017

Saiba mais

Localização:

Periquito, Vale do Rio Doce/MG