Anápolis

A Prefeitura do município goiano desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.

Produtor de Água em Anápolis

Projeto inspirado no programa Produtor de Água, de pagamento por serviços ambientais, da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), com o objetivo de recuperar mananciais no município. Ele é liderado pela The Nature Conservancy/ TNC, com apoio da Prefeitura e inúmeros outros parceiros, inclusive Saneago, Seapa, Emater, Semad, Prefeitura de Anápolis, UFG, UEG, UniEvangélica, Agência Reguladora do Munícipio de Anápolis, OAB Subseção Anápolis, Associação dos Produtores Rurais do Piancó, Ambev e CBH Paranaíba. 

Lançado em 2025, ele prevê incentivos ao produtor rural para adoção de práticas de conservação hídrica, com a meta de restauração de 500 hectares de Cerrado, a conservação do solo em 1.000 hectares de áreas produtivas, a conservação de 1.000 hectares de áreas nativas, a implantação de saneamento básico em 100 propriedades rurais e a readequação de 500 quilômetros de estradas rurais. 

Viveiros

A Prefeitura mantém dois viveiros que produzem mudas de espécies do Cerrado para restauração ecológica e arborização urbana: o Viveiro Municipal e o Viveiro do Trevo. Juntos eles têm capacidade de produção de 100 mil mudas nativas.

Os dois viveiros produzem as mudas que vêm sendo doadas à população no âmbito do Programa Pró-Água, de incentivo ao plantio de árvores na região. O município também costuma fazer campanhas de doação de mudas.

Saiba mais

Localização:

R. L-24, 186-320 - Novo Jundiai - Anápolis/GO (Viveiro Municipal de Anápolis) / Avenida Universitária, nº 4001, Jardim das Américas (próximo à saída para Corumbá) - Anápolis/GO (Viveiro do Trevo)

Espécies com que trabalha:

cedro, ipê, caraíba, jacarandá, oiti, pitanga