AES Brasil

A empresa do setor energético desenvolve várias iniciativas voltadas à restauração:

  • Florestas do Tietê – projeto lançado em 2022 e que visa aliar a preservação florestal à geração de renda para as comunidades;
  • Programa Mãos na Mata – desenvolvido em parceria com outras organizações, ele restaurou 251,5 hectares em 2021. A meta é recuperar 1.713 hectares de Mata Atlântica e Cerrado até 2029;
  • Recuperação de placas solares descartadas do Complexo Solar Guaimbê – projeto-piloto em que elas são reutilizadas nos projetos de restauração da empresa, para alimentar cercas elétricas no entorno de uma Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Usina Hidrelétrica de Promissão. 

Viveiro

A unidade, originalmente criada por sua subsidiária AES Tietê, opera em Promissão/SP. Ela produz 1 milhão de mudas anuais de 198 espécies, sendo metade para ações próprias e metade para ações de parceiros.

Tietê Forests

Iniciativa conjunta da empresa e da ONG WeForest lançada em 2021. Ela visa a formação de um corredor ecológico na bacia do rio Tietê com a restauração de até 2.795 hectares e o plantio de até 5,6 milhões de árvores. Ele terá foco no entorno dos reservatórios controlados pela AES, empresa do setor elétrico. Hoje essas áreas, nos municípios de Ibitinga, Bariri, Arealva e Iacanga, são ocupadas sobretudo pela cultura da cana.

Em meados de 2023 o projeto estava restaurando uma área de quase 163 hectares.

Uma das peculiaridades deste projeto é que ele dispensará o uso de herbicidas ou pesticidas. Ele está sendo conduzido pela Ceiba Consultoria, especializada em restauração de ecossistemas florestais, e utiliza mudas do viveiro da AES Brasil .

Saiba mais

Localização:

Rodovia BR 153 - km 139 - Rural - Promissão/SP (viveiro)

Telefone:

(14) 3543-9926/ 3543-9924