Projeto de recuperação de áreas de Preservação Permanente em diferentes pontos do Baixo São Francisco lançado em 2015 pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e já encerrado. Seu foco eram ações de restauração, educação ambiental e monitoramento da qualidade da água em comunidades e assentamentos nas bacias dos rios Jacaré e Betume.
Nos seus primeiros dois meses, em 2015, foram plantadas mais de 60 mil mudas beneficiando a mais de 4 mil pessoas de comunidades ribeirinhas, inclusive assentados.
O Águas do São Francisco contou com recursos do Programa Petrobras Socioambiental e apoio da Embrapa, que disponibilizou uma área de 20 hectares no Campo Experimental do Betume, às margens do São Francisco, em Neópolis, para o plantio de mudas de espécies florestais nativas, visando a recuperação de nascentes e cursos d’água.
Posteriormente a sua missão foi retomada pelo Projeto Opará, que desenvolve ações de restauração no Assentamento Jacaré-Curituba em Sergipe e na Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar, Alagoas.
Saiba mais
- “Projeto refloresta áreas do Baixo São Francisco em SE” – Infonet, 30/9/2015
- “Parceria busca revitalizar áreas degradadas do São Francisco” – Embrapa Tabuleiros Costeiros, 1/9/2015
Localização:
Telefone:
E-mail: