Plantar Juntos

Iniciativa de reflorestamento da Mata Atlântica e da Caatinga lançada em meados de 2024 pelo Governo de Pernambuco. A sua meta é plantar 4 milhões de árvores em uma área de 2,4 mil hectares até 2026.

O programa vai utilizar mudas produzidas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Bonito e Santa Cruz do Capibaribe.

Também foi lançado um aplicativo, de mesmo nome, para engajar a população no plantio.

Em dezembro de 2024 a Universidade Federal do Vale do São Francisco/ UNIVASF e o Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf) anunciaram que vão plantar cerca de 500 mil mudas florestais em duas unidades de conservação em Petrolina, Serra do Areal e Pontal, sob o guarda-chuva do projeto estadual. Em janeiro de 2025 o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) também anunciou a sua adesão ao programa.

Plantar Juntos Manguezal

Braço do programa Plantar Juntos dedicado à restauração de mangues do Litoral Sul de Pernambuco e da Região Metropolitana de Recife. Edital no valor de R$ 200 mil, concluído no fim de 2024, selecionou duas organizações, EcoAssociados e Fadurpe, para conduzir a identificação de áreas degradadas, a seleção de áreas prioritárias, o plantio e o monitoramento das mudas, com o envolvimento de comunidades costeiras.