Iniciativa voltada para a geração de renda via coleta de sementes nativas na Bacia do Xingu. Lançada em 2023, ela é conduzida por famílias de cinco áreas protegidas: as Reservas Extrativistas Rio Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio e as Terras Indígenas Arara e Xipaya. A rede é integrante do Redário, articulação de redes e grupos de coletores de sementes nativas para restauração ecológica.
Formada por 20 associações de povos indígenas e comunidades extrativistas, a Rede Terra do Meio conta com uma infraestrutura com 23 paióis para estocagem de produtos, 12 cantinas e seis miniusinas de beneficiamento, favorecendo diretamente mais de 3.200 pessoas.
Portal Amazônia, setembro de 2024
Parte das sementes tem sido destinada a projetos de restauração ecológica na região. Em 2023, por exemplo, foi iniciada a recuperação de uma área de 25 hectares de pastos abandonados na beira do Xingu via muvuca. Em 2024, outros 25 hectares estão sendo plantados.
A rede foi fomentada pelo Projeto Bacia Amazônica (OTCA/PNUMA/GEF), executado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Socioambiental (ISA).
Saiba mais
- “Extrativistas da Terra do Meio participam de articulação para fomentar a produção de sementes florestais” – Sementes do Xingu, 15/10/2014
- “Extrativistas da Terra do Meio planejam produção de sementes florestais” – Sementes do Xingu, 19/2/2015
- “Cadeia de sementes é fonte de renda para ribeirinhos e ajuda no combate às mudanças climáticas” – Portal Amazônia, 9/9/2024
Localização:
Telefone: