Governo de Tocantins

O governo estadual desenvolve algumas iniciativas de restauração ecológica:

Revitalização das Bacias Hidrográficas do Tocantins

Programa desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e executado pelos comitês de bacia do Tocantins.

O Comitê das Bacias dos rios Manuel Alves e Santo Antônio e Santa Teresa, por exemplo, promovem a coleta de sementes de espécies do Cerrado, destinadas aos quatro Centros de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs), em Palmas, Gurupi, Natividade e Araguatins. Estes, por sua vez, são encarregados de produzir mudas para a restauração de áreas de preservação permanente e arborização urbana. No início de 2024 foi anunciado o aumento da capacidade de produção do estado para para 400 mil mudas por ano. O governo de Tocantins calcula que é o suficiente para recuperar 360 hectares de áreas de preservação permanente.

“Os Centros de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas integram o Estado, a Semarh, os comitês de bacia hidrográfica, as prefeituras municipais, as instituições de ensino e empresas privadas em um único objetivo, recuperação das bacias hidrográficas. A Semarh financia a estrutura dos viveiros que são instalados nas unidades de ensino e os comitês ajudam na coleta das sementes da região da qual faz parte para a produção de mudas, além de se responsabilizarem também pelo mapeamento das áreas que recebem o plantio dessas mudas”, destaca o diretor Aldo Azevedo [ diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh].

Conexão Tocantins, agosto de 2023

Plantando Água

Projeto lançado em março de 2024 e que prevê o plantio anual de 100 mil mudas nativas do Cerrado em nascentes degradadas. As mudas serão produzidas pelos CRADS com sementes coletadas pelos comitês de bacias do estado. Os primeiros plantios serão realizados em Axixá, Gurupi, Almas e Palmas. Os primeiros mutirões de plantio ocorreram em Ananás, Gurupi e Palmas, no mesmo mês.

Pró-Águas Rio Formoso

Projeto lançado em 2024 em parceria com a Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), que visa recuperar 2 mil hectares em 18 municípios no entorno da Bacia do Rio Formoso. O esforço de restauração será conduzido pelo Instituto Espinhaço.

O governo estadual também coordena ou participa das seguintes iniciativas:

  • Restauração de áreas destruída pelo fogo na Aldeia Catàmjê, em Lagoa da Confusão, e no Parque Estadual do Cantão;
  • Implantação do Corredor Ecológico do Jalapão, juntamente com o governo federal, por volta de 2010 a 2013;
  • Parceria com o Earth Innovation Institute para o fomento de conservação e restauração visando o mercado de carbono;
  • Vale mencionar, também, a lei estadual que determina que seja plantada uma muda florestal, de preferência nativa, quando for feito o registro de uma criança no estado.

Viveiros

O Governo do Estado desenvolve o programa Restaura Tocantins, que promove a implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas, em parceria com organizações locais:

O governo do Tocantins também mantém um viveiro na APA da Serra do Lajeado.