Governo de Minas Gerais

O governo estadual desenvolve ou apoia várias iniciativas de restauração florestal. Dentre elas:

A partir de maio de 2024, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável começou a mapear a evolução deste e de outros projetos de restauração numa plataforma virtual, o Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Tratado da Mata Atlântica

Em outubro de 2023 governadores das regiões Sul e Sudeste, inclusive do Estado de Minas Gerais, assinaram um tratado que prevê o plantio de 100 milhões de mudas florestais nativas num conjunto de 90 mil hectares até 2026.

Em março de 2024 o governo mineiro divulgou que já havia cumprido 10% da sua meta de plantio de 7 milhões de mudas nativas.

Os dados apurados nessa primeira contabilização se referem às ações de compensações ambientais por atos autorizativos; projetos socioambientais executados pela Semad, como o Bosque do Amanhã, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em parceria com 105 municípios mineiros; e a recuperação e restauração ambiental por meio do programa de fomento florestal de espécies nativas e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Secretaria de Meio Ambiente, março de 2024

Viveiros

O governo de Minas também mantém 47 viveiros, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas. Ele também oferece capacitação a proprietários rurais para enquadramento no Programa de Regularização Ambiental (PRA). Entre abril e agosto de 2023, por exemplo, foram realizadas 15 oficinas em todas as regiões do estado.