Iniciativa lançada em junho de 2023 pelo governo estadual do Mato Grosso do Sul, que visa plantar 2 milhões de árvores e recuperar 6 mil hectares de pastagens degradadas nas nascentes do rio Taquari. O projeto, com duração prevista de seis anos, foi anunciado como sendo o maior de conservação já realizado em uma unidade de conservação, no caso o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. A área pertencia à Fazenda Continental, adquirida pelo estado.
Na primeira etapa do projeto, que terá seis anos, estão sendo executadas as ações de conservação do solo com intervenções diversas, desde a construção de curvas de níveis até a correção de 29 voçorocas. Na segunda etapa será feita a restauração do Cerrado com o plantio das mudas e o manejo integrado do fogo.
Em março de 2024 o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) anunciou que vai promover o plantio de 270 mil mudas até o final do ano, conduzido pela ONG Oreades. Estão sendo utilizadas 51 espécies do Cerrado, sendo 20% delas plantas frutíferas que visam alimentar animais silvestres.
Saiba mais
- “Governo vai plantar 2 milhões de árvores e recuperar 1.300 de hectares nas nascentes do Taquari” – Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, 6/6/2023
- “Imasul planeja plantar 270 mil mudas até fim do ano no Taquari, maior projeto de restauração de UC do País” – Imasul, 7/3/2024
- “Plantio de mudas nativas e recuperação do solo mudam cenário de parque” – Vitória Rosendo, Canal Rural, 7/4/2024
Localização:
Espécies com que trabalha: