Empresa dedicada a projetos de restauração e conservação em grande escala via sistemas agroflorestais. Ela tem um modelo verticalizado: desenvolve, implanta e maneja áreas de reflorestamento produtivo e biodiverso em áreas antes degradadas visando comercialização de colheitas regenerativas e orgânicas, cosméticos, madeira nativa e créditos de carbono.
A Courageous Land tem o objetivo de chegar a 10 mil hectares de reflorestamento produtivo até 2030. Hoje ela opera na Amazônia (Roraima, onde manejava 80 hectares em abril de 2023) e na Mata Atlântica (Bahia e São Paulo).
Em 2022 ela venceu o Desafio de Bioeconomia na Amazônia do Fórum Econômico Mundial.
Em 2024 lançou uma plataforma com apoio do Fundo Vale para dar suporte a proprietários de terras e organizações envolvidas na produção agroflorestal.
Com as coordenadas de uma propriedade rural em qualquer parte do país, o software identifica os melhores produtos e as árvores mais indicadas para aquela região.
“A resposta pode ser uma combinação de avocado e café, mais uma recomendação de 47 espécies de árvores, por exemplo,” afirma [Philip] Kauders [co-fundador e CEO].
A inteligência agroflorestal da startup também faz uma estimativa da receita futura obtida com a venda da produção e também de quantos créditos de carbono podem ser gerados pela atividade de reflorestamento.
“Na maioria dos casos, o SAF pode aumentar as receitas em dez vezes, comparado com a pecuária”, diz Kauders.
Capital Reset, setembro de 2024
Saiba mais
- Courageous Land
- Youtube
- Nativas Brasil
- “Agroflorestais recuperam a paisagem em RR” – artigo de Timóteo Camargo no Valor Econômico, 21/9/2022
- “World Economic Forum Names Courageous Land Winner of 2022 Amazon Bioeconomy Challenge” – Newswire, 13/1/2023
- “Brasil apresenta projeto inédito na Semana do Clima de NY” – Toda Palavra/ Assessoria de Imprensa da CVRD, 24/9/2024
- “Para essa startup, IA significa inteligência agroflorestal” – Sérgio Teixeira Jr., Capital Reset, 25/9/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: