A Prefeitura desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.
Em 2023 ela entrou para o ranking das 20 cidades brasileiras que mais plantam árvores, segundo o programa Tree Cities of the World da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Refloresta Cordeirópolis
Programa municipal desenvolvido desde 2017 e que levou ao plantio de mais de 130 mil mudas nativas até o final de 2024, sobretudo na cabeceira do Ribeirão Tatu. Foram restauradas 53 nascentes e cursos d’água num total de 100 hectares.
Ele empregou recursos obtidos acordo firmado pela prefeitura com o Ministério Público paulista, a Fundação Florestal e a Agência PCJ em abril de 2023. Ele garantiu a destinação de R$ 2 milhões oriundos de compensação ambiental por prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes para projetos de restauração da Mata Atlântica no município.
Saiba mais
- “Cordeirópolis consegue R$ 2 milhões de investimento na restauração da Mata Atlântica” – artigo de Renata Reis no Diário de Justiça,, 25/4/2023
- “Cidades arborizadas também são estratégia para lidar com as ondas de calor” – Confederação Nacional de Municípios, 28/3/2024
- ““Refloresta Cordeirópolis” tem o feito histórico do plantio de mais de 130 mil mudas nativas” – Cordero Virtual,
Localização: