Projeto de desenvolvimento da fruticultura desenvolvido em parceria pela Embrapa Semiárido, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), o BNDES e prefeituras municipais de Sergipe e Alagoas. Ele incorpora ações de recuperação da Caatinga e preservação de nascentes. As atividades estão sendo realizadas em áreas de produtores, por meio da implantação de Campus de Aprendizagem Tecnológica (CATs) voltados à preservação ambiental.
Duas propriedades no município de Delmiro Gouveia, estado do Alagoas, já estão tendo a sua biodiversidade restaurada com o plantio de mudas arbóreas da Caatinga como o umbuzeiro, baraúna, imburana-de-cambão, angico, catingueira e quixabeira. O trabalho é realizado de forma conjunta, em que os produtores têm participação ativa na seleção das espécies que serão inseridas nas áreas selecionadas.
Com a ajuda de técnicos da prefeitura, é feita a preparação das mudas, o plantio e manutenção. A Embrapa realiza treinamentos, disponibiliza as mudas e também faz o acompanhamento de todo o processo, incluindo o momento dos plantios, análise do solo e espaçamento, para que não haja competição de água e nutrientes entre as plantas.
No município de Poço Redondo, no estado de Sergipe, o projeto está trabalhando no Assentamento Cajueiro com o reflorestamento do entorno de uma nascente que historicamente matou a sede de diversas famílias e animais da região. Estão sendo feitos cordões de vegetação arbóreas de espécies da Caatinga, entre elas Ipê Roxo, Craibeira, Angico, Pau Ferro, Ipê Amarelo e Aroeira, no intuito de frear a sedimentação que vem atingindo a nascente.
Canal Rural, janeiro de 2022
Saiba mais
- “Projeto promove ações de restauração e preservação da Caatinga” – Canal Rural, 6/1/2022
Imagens:
- Mandacaru florescendo, fotografado por Andre Estima
Localização:
Espécies com que trabalha: