Produtor de Água/ Camboriú

Iniciativa no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos via incentivo financeiro a produtores que adotam técnicas de manejo de solo e mitigam a erosão. A área de intervenção do projeto é na bacia do rio Camboriú. Em 2022 ele contava com 26 propriedades participantes, detentores de 1.148 hectares de área conservada e 71 hectares em processo de restauração. Em março de 2022 foi aberto um edital para seleção de propriedades rurais a serem atendidas numa nova fase, a ser iniciada em 2023.

O projeto foi construído a partir de 2009 com a formação de uma articulação entre a Emasa (a companhia de saneamento básico de Camboriú), a TNC, o órgão ambiental do município e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

No início foi bem difícil conseguir assinar os primeiros contratos de adesão ao projeto Produtor de Água com os produtores rurais. Nós tínhamos previsto a realização de dez contratos no lançamento do projeto, num salão com representantes do governo federal, estadual e municipal. Apareceram só dois agricultores. […] Fomos buscar o Sindicato Rural para que nos ajudasse a chegar até o agricultor e explicar o projeto. Ter os parceiros certos é fundamental. 

Sílvio Rosa, da ARESC, em artigo publicado pela TNC em dezembro de 2020

O pagamento por serviços ambientais é incluído na tarifa paga pelo consumidor.

Saiba mais

Localização:

Camboriú e Balneário Camboriú/SC

E-mail:

produtordeagua@emasa.com.br