A Prefeitura do município baiano desenvolve algumas iniciativas voltadas à restauração ecológica. Ela participa, por exemplo, do projeto Nascentes do Oeste, coordenado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), e participação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).
A Prefeitura de Barreiras também está promovendo a restauração de áreas no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha e na APA do Vale do Rio de Janeiro.
Viveiro
O município mantém um viveiro que produz mudas nativas a partir de sementes coletadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município tanto na área urbana quanto na rural. Elas se destinam à arborização urbana e doação à população local, que podem fazer a retirada no próprio viveiro.
Além destas espécies consideradas mais comuns, estamos implantando um berçário de mudas, que irá resgatar para a nossa região algumas em extinção como o baru, coco xixá, babaçu, araçá, jacarandá e guapeava”, anuncia o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.
Mais Oeste, setembro de 2021
Saiba mais
- “Mais uma nascente de rio é recuperada em Barreiras” – Mais Oeste, 21/9/2021
- “Aberta temporada de coleta de sementes nativas do Cerrado” – Mais Oeste, 22/9/2021
- “Projeto Nascentes do Oeste é lançado em Barreiras, durante celebração do Dia Mundial da Água” – Blog Hailton Pereira, 23/3/2022 (link quebrado)
- “Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade inicia recuperação de áreas de preservação permanente, em Barreiras” – Prefeitura de Barreiras, 21/11/2022
- “Semana do Meio Ambiente: Secretaria e parceiros realizam reflorestamento de nascente na Mata da Cachoeira no Vale do Rio de Janeiro, em Barreiras” – Prefeitura de Barreiras, 12/6/2023
- “Projeto investe na recuperação de 26 nascentes no Oeste da Bahia” – Alô Alô Bahia, 25/1/2024
Localização:
Espécies com que trabalha: