Valorizando Cadeias Socioprodutivas Amazônicas

Iniciativa do ICV lançada em 2018 com recursos do Fundo Amazônia/BNDES para promover práticas de produção sustentável em seis cadeias socioprodutivas: castanha, babaçu, hortifrutigranjeiros, leite, cacau e café.  Sua atuação se dá diretamente com associações e cooperativas de agricultores familiares do Norte e Noroeste do Mato Grosso que já atuam nas cadeias produtivas prioritárias. As atividades do projeto estão vinculadas às diferentes etapas das cadeias (da produção ao consumo), no fortalecimento da gestão das organizações envolvidas, no incentivo a pesquisa e políticas públicas.

Em apenas um ano, o trabalho já resultou no aumento da renda para sete organizações comunitárias. É uma amostra de como o incentivo e fortalecimento à produção da agricultura familiar e ao extrativismo podem impactar positivamente as comunidades que vivem perto da floresta.

Este aumento de renda é resultado da abertura de novos mercados, compras coletivas de insumos, incentivo para aumento do preço dos produtos, arranjos de comercialização entre cooperativas e associações e pré-acordo com supermercado para abrir uma gôndola de produção orgânica.

divulgação do ICV, março de 2019

Saiba mais

Localização:

Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu e Colniza/MT

Telefone:

(66) 3521-8555

E-mail:

projetoredes@icv.org.br