Iniciativa nascida em 2010, derivada do Projeto Sementes do Portal, que restaurou 1.550 hectares e enriqueceu outros 400 hectares, via mobilização de agricultores familiares, indígenas e organizações não governamentais em oito municípios da região de Alta Floresta/MT. Ele foi coordenado pelo Instituto Ouro Verde, com a finalidade de promover sistemas agroflorestais com recursos do Fundo Amazônia.
A rede surgiu da necessidade de facilitar o acesso a sementes florestais na região. Hoje ela é integrante do Redário, articulação de redes e grupos de coletores de sementes nativas para restauração ecológica.
Um dos seus membros, a Cooperativa Solidária da Agricultura Familiar (Coopersaf), está desenvolvendo o projeto Lançando Novas Sementes, com apoio do programa REM MT, do governo estadual. Ele fomenta a coleta e o processamento de sementes nativas via financiamento de assessoria técnica, jurídica, comunicação e marketing, dentre outros.
Saiba mais
- Fundo Amazônia (Fase I e Fase II)
- Caminhadas da Rede de Sementes do Portal da Amazônia – publicação de Anderson R. Lopes, assessor da Rede
- Plante um Futuro Diferente – Funbio
- “Técnicos fazem curso sobre ‘pomar de sementes’ no Mato Grosso” – Embrapa, 22/5/2024
- “Lançando Novas Sementes: projeto promove impacto social e ambiental com apoio do Programa REM MT” – Jornal Online Mato Grosso do Norte, 4/10/2024
Localização:
Telefone: