Replantando Vida

Programa da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) desenvolvido ao longo de duas décadas e que engaja detentos em regime aberto ou semi-aberto na restauração ecológica das bacias dos rios Guandu e Macacu. Eles trabalham, por exemplo, na manutenção de oito viveiros florestais em presídios ou nas margens de suas estações de tratamento da empresa.

Juntos, os viveiros tinham a capacidade de produzir pelo menos 1,8 milhões de mudas anuais de 150 espécies no começo de 2023.

Os viveiros fornecem mudas para os projetos da Cedae e também de terceiros no estado do Rio. Em janeiro de 2022, por exemplo, eles doaram 32 mil mudas da Mata Atlântica para iniciativas diversas.

Estes são os viveiros da Cedae:

  • Estação de Tratamento de Água Guandu, em Nova Iguaçu. O maior deles, com capacidade de produção de até 300 mil mudas anuais de 250 espécies da Mata Atlântica;
  • Viveiro Manoel Gomes Archer, no Reservatório Vitor Konder, na cidade do Rio de Janeiro;
  • Viveiro Arthur Sendas, na Estação de Tratamento de Esgoto Alegria;
  • Penitenciária Luís Fernandes Bandeira Duarte, no distrito de Bulhões, em Resende, inaugurado em 2023. Ele deverá promover o cultivo anual de 120 mil mudas de 250 espécies da Mata Atlântica. Elas serão utilizadas na recuperação de matas ciliares e nascentes do Rio Paraíba do Sul;
  • Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, terá capacidade de produção de cerca de 200 mil mudas anuais e deverá ser inaugurado ainda em 2023.

Saiba mais

Localização:

Estr. Bulhões Resende - Bulhões - Resende/RJ e outros locais no estado do Rio de Janeiro