Águas da Mantiqueira

Criada em 2017, esta iniciativa de planejamento territorial da Serra da Mantiqueira visa elaborar um modelo de uso sustentável das bacias hidrográficas. Ela é gerida pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal e representantes da comunidade local.

Foram feitos diagnósticos dos remanescentes de vegetação natural e a fauna de mamíferos, aves, anfíbios, peixes e insetos nas bacias hidrográficas abrangidas. Tais inventários constituirão a base para a elaboração de diretrizes de uso e ocupação do solo, além da  restauração ecológica da paisagem.

Em 2018, a pesquisa do Projeto Águas da Mantiqueira foi entregue ao poder público de Santo Antônio do Pinhal (SP), que com o apoio da equipe técnica está implementando algumas das diretrizes do estudo. Em 2019, a segunda fase, que ainda está em implementação, foi iniciada em Sapucaí-Mirim/MG. Está previsto para a cidade de Gonçalves/MG a terceira etapa do projeto, com início em 2021.

De posse do estudo, a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal determinou o modelo de restauração que deveria ser empregado pelo condomínio Country Club Campos do Jordão, e isso levou a uma proposta de restauração de uma área de 14 hectares, que deveria ser concluído até dezembro de 2020.

Em 2024 o projeto está sendo desenvolvido em seis municípios: Santo Antônio do Pinhal/SP, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos/SP), Águas da Prata/SP, Sapucaí-Mirim/MG, Gonçalves/MG e Baependi/MG.

Saiba mais

  • Fundepag
  • Fundação Toyota
  • “Projeto na Serra da Mantiqueira contribui para sustentabilidade e restauração ecológica” – ABC do ABC, 24/2/2024

Localização:

Santo Antônio do Pinhal/SP e Sapucaí-Mirim/MG