A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, criada em 1994 por estudantes e professores do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, tem como foco principal a conservação da fauna.
A entidade administra as Reservas Privadas de Patrimônio Natural Oásis Araripe e Oásis Araripe II, que participam do projeto Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, uma iniciativa do Cepan.
Nas duas áreas estão sendo implantados sistemas agroflorestais e sendo conduzida a regeneração natural . As intervenções nas reservas da Aquasis incluem ainda atividades de enriquecimento e adensamento.
A entidade também está desenvolvendo o Projeto Cara Suja, que busca salvar uma espécie altamente ameaçada, o periquito cara-suja.
“Os resultados positivos do nosso projeto são consequências de um tripé, que há 14 anos está sendo montado”, afirma o biólogo Fábio Nunes, coordenador técnico do projeto Cara Suja mantido pela ONG cearense Aquasis, com recursos internacionais da Loro Parque Fundación, da Espanha, e da alemã ZGAP.
De acordo com o cientista formado pela Universidade Federal do Ceará, o engajamento da sociedade, o suporte financeiro contínuo e a capacidade técnica desenvolvida pela equipe explicam o retorno da espécie. “Estamos falando de um dos dois projetos que conseguiram recuperar a população de uma espécie de ave no Brasil. O outro é o da arara-azul de lear na Bahia”, afirma Nunes.
O Estado de S. Paulo, agosto de 2022
A Aquasis também presta serviços de fornecimento de sementes e mudas nativas e plantio, dentre outros.
Saiba mais
- Aquasis
- “Aquasis comemora 27 anos de trabalho pela fauna no Ceará” – reportagem de Maristela Crispim na Agência EcoNordeste, 8/4/2021
- “Cepan dá início a ações de restauração florestal na região da Chapada do Araripe” – divulgação do Cepan, 15/3/2021
- “Como o periquito cara-suja, ameaçado de extinção, voltou à natureza no interior do Ceará” – artigo de Eduardo Geraque em O Estado de S. Paulo/ Terra, 24/8/2022
Localização:
Telefone:
E-mail: