Observatório da Restauração e Reflorestamento

Plataforma online lançada em março de 2021 pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e uma dezena de parceiros da socidade civil, governo e empresas, sob a liderança do WRI Brasil e do Imazon. Ela mapeia as áreas restauradas, regeneradas ou reflorestadas em todos os biomas brasileiros. Seu principal objetivo é dar visibilidade, transparência e confiabilidade aos projetos em andamento nos diferentes biomas.

A sua base de dados será alimentada permanentemente a partir de informação de campo e imagens de satélite, obtidos de uma série de instituições, como governos estaduais e o Programa MapBiomas, iniciativa que mapeia a cobertura e uso da terra no país.

O Obervatório já mapeou 79,13 mil hectares de restauração, 10,99 milhões de hectares em regeneração natural e 9,35 milhões de hectares de reflorestamento.

Os dados da ferramenta estão incompletos e subestimados, adverte Marcelo Matsumoto, pesquisador associado do World Resources Institute (WRI) no Brasil. “A gente olha na base de dados e vê que a Mata Atlântica é a que melhor tem alcance em termos de metas, porque o projeto de restauração ocorre há mais tempo no bioma e com maiores casos de sucesso”, afirma Marcelo. “Sabemos também que na Amazônia tem uma área muito grande, de em torno de 100 mil hectares, que ainda não está espacializada. Estamos querendo trazer esses dados para a plataforma para que eles sejam o mais próximo da realidade possível.”

RFI/UOL – 18/3/2021