Comunidade formada nas redes sociais para promove o plantio coletivo de árvores, sobretudo na cidade de São Paulo, desde 2012. Ela deu origem a uma empresa que presta serviços de plantio.
O grupo já implantou pelo menos 19 jardins de chuva, técnica que recolhe a água da chuva em canteiros,
“É gratificante perceber que a gente tem poder para intervir na cidade, colocar a mão na massa e deixar melhor” […] Mas existe, aqui, o desafio de levar essa cultura do plantio urbano para todas as regiões. Hoje, esse movimento está mais concentrado nas zonas Sul e Oeste. Para Nik, uma das razões para que isso aconteça é o fato de que essas já são regiões mais arborizadas, onde as pessoas já tem uma convivência mais estabelecida com o verde. “A demanda puxa mais para a Zona Oeste e Zona Sul porque é onde as pessoas convivem um pouco mais com natureza, então são mais abertas ao verde. Uma pessoa que nasceu em uma rua sem árvores tem a tendência de reclamar da folha que cai porque é o que ela tem de histórico”.
Nik Sabey, criador da comunidade, em entrevista no portal Verde SP
Saiba mais
- Novas Árvores por aí
- “Plantador de árvores convida para plantio coletivo em SP” – reportagem de Marcia Souza no portal CicloVivo, 4/12/2015
- “Nik Sabey e as novas árvores por aí de São Paulo” – artigo de Maísa Infante no portal Verde SP – 7/9/2020
- “Praça árida quase sem árvores ganha plantio comunitário” – artigo de Mayra Rosa no portal CicloVivo, 5/4/2022
Localização:
Telefone:
E-mail: