O município mineiro desenvolve o projeto Conservador das Águas, iniciativa pioneira de pagamento de proprietários rurais por serviços ambientais. Ele inspirou vários outros projetos, como o Conservador da Mantiqueira, que atua em toda a Serra da Mantiqueira, e o Conservador das Gerais, lançado no começo de 2024 pelo governo de Minas.
O projeto Conservador das Águas foi lançada em 2005 numa parceria da Prefeitura de Extrema com a ONG The Nature Conservancy, no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Desde então, ela promoveu a proteção de pelo menos 500 nascentes que alimentam o Sistema Cantareira, maior manancial de abastecimento da capital paulista. Sua atuação concentrou-se numa área de 20 mil hectares em cerca de 300 sítios e fazendas.
O projeto Conservador das Águas recebeu o Prêmio Muriqui 2013, Prêmio Furnas Ouro Azul, Prêmio Bom Exemplo e o Dubai International Award for Best Pratices. Ele também inspirou a criação do projeto Conservador da Mantiqueira, que já mobilizou uma centena de municípios na região.
“Nós temos um manancial produzindo algo em torno de 1 litro por segundo em um momento onde nós estamos atravessando uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos da região Sudeste”, conta o biólogo Paulo Henrique Pereira, idealizador do projeto.
Globo Rural, outubro de 2021
Ele lembra que os efeitos vão além das porteiras dos sítios e das divisas do território municipal, porque os rios da região impactados por pastagens degradadas nutrem mananciais de outras cidades do interior e das duas maiores capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com mais de 1 milhão de árvores plantadas até o momento, a política contribui diretamente na manutenção do ciclo hidrológico, com aumento da permeabilidade do solo e redução de sedimentos escoados para os rios. Dessa forma, estruturado como lei municipal, o programa atraiu parcerias de organizações ambientais e empresas. Em 2018, atingiu outro patamar com a criação da Política Municipal de Mudança Climática, prevendo receita com a neutralização de carbono, via restauração florestal, junto a empreendimentos privados que operam no município.
revista Página 22, junho de 2021
Saiba mais
- Conservador das Águas
- Detalhamento da iniciativa
- Livro Conservador das Águas – 12 anos
- Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
- “Vitrines Inspiradoras” – artigo de Sérgio Adeodato na revista Página 22 – 1/6/2021
- “Em meio à crise hídrica, agricultores ganham dinheiro produzindo água” – Globo Rural, 10/10/2021
Localização:
Telefone:
E-mail: