A fazenda, que mantém 30 mil hectares de cana, criou uma reserva de 360 hectares com o plantio de 550 mil árvores, por decisão de um dos quatro herdeiros, Fernando Luiz Quagliato. A recuperação das áreas de preservação permanente e a ampliação da reserva legal melhoraram a qualidade do solo e a oferta de água em períodos de seca. A presença de animais, inclusive a onça-parda e o tamanduá-bandeira, também aumentou em 60%.
Com as novas árvores no espaço, uma das vantagens percebidas foi a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores. José Carlos trabalha na fazenda há 40 anos e comenta que, no início da restauração, não pensou que chegaria o dia em que passaria seu horário de descanso sentado ao pé de uma árvore.
Globo Rural, outubro de 2021
Foi feito um investimento da ordem de R$ 11 milhões (valor de outubro de 2021), que inclui a sua manutenção por três anos.
Graças a esse investimento, a usina teve acesso a uma fonte de renda adicional: ela obteve créditos de descarbonização (Cbio) que podem ser negociados pela Bolsa de Valores, uma remuneração pela remoção de carbono da atmosfera.
Saiba mais
- Usina São Luiz
- “Usina de cana-de-açúcar restaura mata nativa e consegue renda com a preservação” – Globo Rural, 17/10/2021
Localização:
Telefone: