Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC

Pesquisadores do Centro de Ciências Agroveterinárias coordenam o Projeto Mais Floresta com Araucárias de restauração de uma área de 262 hectares, no âmbito da iniciativa Araucária +. O plantio começou em maio de 2021 em propriedades rurais nas regiões da Serra e Meio-Oeste Catarinense.

O projeto é conduzido em parceria com o Laboratório de Propagação e Melhoramento Florestal (LAPROMEF) da UDESC Lages, juntamente com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 A equipe do LAPROMEF realiza a coleta, processamento, beneficiamento e germinação de sementes, é responsável pelo processo de produção de mudas e atua diretamente no apoio às ações realizadas para a distribuição e plantio das mudas produzidas, contribuindo com informações e troca de conhecimento com os produtores rurais participantes do projeto.

Para isso, a universidade foi contemplada com recursos para a implantação de uma casa de vegetação de 250 metros quadrados de área construída, além de receber uma bolsa de mestrado e bolsas de graduação, por um período de quatro anos, tempo equivalente à vigência do projeto.

Na primeira etapa do projeto, de maio a junho de 2021, foram plantadas 1,3 mil mudas de espécies da Mata Atlântica – como araucária, goiabeira-serrana, bracatinga e araçá-vermelho – em duas propriedades rurais parceiras, nos municípios de Urupema e Urubici, na Serra Catarinense.

Saiba mais

Localização:

Campus de Lages/SC