Uberaba

A Prefeitura do município mineiro lançou em 2023 o programa Águas Cristalinas, desenvolvido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) com o objetivo de proteger e recuperar nascentes, recompor solos e matas ciliares, para melhorar a qualidade dos mananciais. Ele prevê o pagamento pelos serviços ambientais prestados por propriedades rurais, e sobretudo projetos familiares, inseridas na Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba. A Codau assinou em junho de 2023 um termo de cooperação técnica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

Produtor de Água

A Prefeitura também participou do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos via incentivo financeiro a produtores que adotassem técnicas de manejo de solo e mitigassem a erosão.

Uberaba conduz, desde 2014, um projeto na sub-bacia do rio Mutum, parte da bacia do rio Grande. Os produtores rurais participantes deste projeto são pecuaristas, criadores de gado zebu. No âmbito desta iniciativa, suas propriedades rurais foram contempladas com reflorestamento das matas ciliares degradadas.