O rio dos Índios, também conhecido como rio do Aterro, é um afluente do rio Sinimbu que corta as aldeias Alto do Tambá e Forte, em território Potiguara, na Paraíba. Desde o começo de 2021 a comunidade indígena está conduzindo a remoção de resíduos e de plantas aquáticas que estavam promovendo o assoreamento de 5 km do curso d’água. Eles também estão trabalhando pela recomposição da mata ciliar.
A iniciativa de recuperá-lo surgiu no ultimo período eleitoral municipal, quando diferentes promessas de recuperação do manancial foram feitas, mas nenhuma foi cumprida. A própria comunidade decidiu não esperar pela ação de políticos e iniciou os trabalhos de recuperação do rio por conta própria.
“Nos unimos em um grupo e combinamos que iriamos dar início a esse trabalho. Começamos com a abertura do canal, como faziam nossos antepassados. Convidamos os mais velhos para participar do grupo e compartilhar conhecimento. Eles têm na memória informações importantes, como o local em que o rio passava antes e quais plantas nativas existiam nas margens”, ressalta Poran Potiguara, liderança indígena e engenheiro florestal.
Agência Eco Nordeste/ Saiba Mais, março de 2022
Saiba mais
- “Povo Potiguara da Paraíba recupera rio importante para a comunidade” – Alice Sales para Agência Eco Nordeste/Saiba Mais, 27/3/2022
Localização: