O Projeto TerrAmaz – Territórios Amazônicos é uma ampla iniciativa lançada em 2021 pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFC), com orçamento de 9,5 milhões de euros, com apoio de vários parceiros. Seu objetivo apoiar o combate ao desmatamento e a transição para um modelo que permita combinar o desenvolvimento econômico de baixo carbono e conservação de ecossistemas. Dois dos cinco sítios-piloto são na Amazônia brasileira: em Cotriguaçu (MT) e Paragominas (PR).
Em Cotriguaçu, o projeto é coordenado pela ONF Brasil em parceria com o ICV (Instituto Centro de Vida). Ele apoiará a transição agroecológica de atividades produtivas implementando unidades demonstrativas em 20 propriedades de agricultores familiares produtoras de café e pecuária. Também serão instaladas unidades demonstrativas de café agroflorestal e sistema silvipastoril na Fazenda São Nicolau.
Também serão realizados intercâmbios e capacitações sobre o leque disponível de boas práticas – como biofertilizantes, adubação verde, controle natural de pragas, melhoria de qualidade pós colheita do café com terreiro, certificação orgânica, adubação, rotação e arborização de pastagens.
Em Cotriguaçu, o projeto TerrAmaz também vai apoiar a estruturação de agroindústria de beneficiamento de castanha-do-Brasil, que agregará valor ao produto gerando mais renda aos coletores e criando empregos na região, com destaque para o trabalho da Associação de Coletores(as) de Castanha-do-Brasil do PA Juruena (ACCPAJ)
Saiba mais
Localização: